AVAREENSE FÁBIO TORRES GANHA GRAMMY-MELHOR ÁLBUM DE JAZZ LATINO
Trio Corrente, de São Paulo, vence Grammy 2014 de álbum de jazz latino
Do UOL
Os brasileiros do Trio Corrente (Fabio Torres, Edu Ribeiro e Paulo Paulelli) ganharam o Grammy na categoria de melhor álbum latino de jazz por “Song For Maura”, gravado em parceria com o saxofonista cubano Paquito D”Rivera.
O grupo de samba e jazz paulista Trio Corrente, representante brasileiro na edição 56ª do Grammy, saiu vencedor da cerimônia de premiação, que aconteceu neste domingo (26) em Los Angeles.
A banda levou o gramofone dourado de melhor álbum de jazz latino por “Song For Maura”, gravado em parceria com o saxofonista cubano Paquito D’Rivera, deixando para trás os álbuns “La Noche Más Larga” de Buika, “Yo” de Roberto Fonseca, “Egg?n” de Omar Sosa e “Latin Jazz-Jazz Latin” de Wayne Wallace Latin Jazz Quintet.
Composto por piano, baixo e bateria, o Trio é formado por Fabio Torres, Paulo Paulelli e Edu Ribeiro, respectivamente em seus instrumentos.
Premiados
O Grammy 2014 premiou artistas da música em 82 categorias, mas apenas dez delas foram televisionadas. A academia considerou elegíveis lançamentos entre 1º de outubro de 2012 a 30 de setembro de 2013. Por isso discos de dois anos atrás, como “Red” (Taylor Swift) e “Unorthodox Jukebox” (Bruno Mars), puderam entrar na votação e o álbum-surpresa de Beyoncé, o autointitulado lançado em 13 de dezembro do ano passado, ficou de fora.
A dupla francesa de música eletrônica Daft Punk saiu consagrada vencendo todos os cinco prêmios aos quais concorria, incluindo o de álbum do ano por “Random Access Memories”. Lançado em maio último, o disco figurou em praticamente todas as listas de melhores de 2013, e em um resultado justo venceu a maior premiação de música.
“Get Lucky” ganhou gravação do ano (prêmio concedido ao artista, ao produtor, ao engenheiro de som), mas a canção de 2013 (contemplada ao compositor) ficou para a neozelandesa Lorde, com a irônica “Royals”.
A dupla formada pelo rapper Macklemore e pelo produtor Ryan Lewis, que concorria a sete prêmios, faturou quatro importantes troféus: melhor álbum de rap por “The Heist”, melhor canção de rap por “Thrift Shop” (com participação do cantor Wanz), melhor performance de rap também por “Thrift Shop” e artista revelação.
No gênero, não sobrou quase nada para Jay-Z. O rapper de 44 anos acabou ficando com apenas um prêmio das nove indicações: melhor colaboração de rap com “Holy Grail”, em parceria com Justin Timberlake.
Macklemore & Ryan Lewis também fizeram uma apresentação marcante no Grammy deste ano ao celebrarem um casamento coletivo com 34 casais e defenderem a união de pessoas do mesmo sexo, a única bandeira política erguida no palco da premiação.
Queen Latifah deu a bênção aos noivos. “Estamos aqui para celebrar o amor e a harmonia”, disse ela durante a canção “Same Love”, que desde o ano passado virou hino da queda do Doma (Defense of Marriage Act) — lei que negava direitos constitucionais a casais do mesmo sexo nos Estados Unidos. “Declaro vocês casados”, disse para as dezenas de casais que trocaram alianças e beijos perto do palco. Foi quando Madonna apareceu vestida toda de branco, com um chapéu, e fechou a “cerimônia” com “Open Your Heart”, seu sucesso de 1986.
Sem Beatles
Uma apresentação que tinha tudo para ser histórica foi o reencontro de Paul McCartney e Ringo Starr. Os Beatles ganharam a distinção Recording Academy Lifetime Achievement, uma homenagem ao conjunto da obra da banda, mas nenhuma música dos fab four foi tocada durante a apresentação.
Ringo defendeu a sua “Photograph” sozinho e mais tarde se juntou a Paul para “Queenie Eye”, do último disco do baixista. “New”, o último álbum de Paul, não rendeu prêmios ao músico, mas ele subiu ao palco e ganhou o gramofone pela jam feita com os integrantes do Nirvana, Krist Novoselic e Dave Ghrol, “Cut me Some Slack”, uma canção feita de improviso, para o documentário produzido por Dave, “Some City”.
Dois representantes do rock clássico antigo também deram as caras na premiação: o Black Sabbath ganhou um prêmio por melhor performance de metal com “God Is Dead”, do disco “13”. E o extinto Led Zeppelin venceu o prêmio de melhor álbum de rock pelo registro ao vivo “Celebration Day”.
Os representantes do Brasil no Grammy 2014, os paulistanos do Trio Corrente levaram o gramofone de melhor álbum latino de jazz por “Song For Maura”.
O Grammy 2014 premiou artistas da música em 82 categorias, mas apenas dez delas foram televisionadas. A academia considerou elegíveis lançamentos entre 1º de outubro de 2012 a 30 de setembro de 2013. Por isso discos de dois anos atrás, como “Red” (Taylor Swift) e “Unorthodox Jukebox” (Bruno Mars), puderam entrar na votação e o álbum-surpresa de Beyoncé, o autointitulado lançado em 13 de dezembro do ano passado, ficou de fora.
Confira os vencedores nas principais categorias do Grammy Awards 2014:
Álbum do ano
“Random Access Memories” – Daft Punk
Canção do ano
“Royals” – Lorde
Gravação do ano
“Get Lucky” – Daft Punk com Pharrell e Nile Rodgers
Artista revelação
Macklemore & Ryan Lewis
Melhor performance pop de duo ou dupla
“Get Lucky” – Daft Punk e Pharrell
Melhor performance solo pop
“Royals” – Lorde
Melhor álbum instrumental pop
“Steppin’ Out” – Herb Alpert
Melhor álbum vocal pop
“Unorthodox Jukebox” – Bruno Mars
Melhor álbum country
“Same Trailer Different Park” – Kacey Musgraves
Melhor canção de dance
“Clarity” – Zedd Featuring Foxes
Melhor álbum de música eletrônica/dance
“Random Access Memories” – Daft Punk
Melhor álbum pop vocal tradicional
“To Be Loved” – Michael Bublé
Melhor performance de rock
“Radioactive” – Imagine Dragons
Melhor performance de metal
“God Is Dead?” – Black Sabbath
Melhor canção de rock
“Cut Me Some Slack” – Compositores: Dave Grohl, Paul McCartney, Krist Novoselic e Pat Smear (Paul McCartney, Dave Grohl, Krist Novoselic, Pat Smear)
Melhor álbum de rock
“Celebration Day” – Led Zeppelin
Melhor álbum de música alternativa
“Modern Vampires Of The City” – Vampire Weekend
Melhor clipe
“Suit & Tie” – Justin Timberlake e Jay Z
Melhor performance tradicional de R&B
“Please Come Home” – Gary Clark Jr.
Melhor canção de R&B
“Pusher Love Girl” – compositores: James Fauntleroy, Jerome Harmon, Timothy Mosley e Justin Timberlake (Justin Timberlake)
Melhor álbum urbano contemporâneo
“Unapologetic” – Rihanna
Melhor álbum de R&B
“Girl On Fire” – Alicia Keys
Melhor performance de rap
“Thrift Shop” – Macklemore & Ryan Lewis Featuring Wanz
Melhor colaboração de rap
“Holy Grail” – Jay Z Featuring Justin Timberlake
Melhor álbum latino de pop
“Vida” – Draco Rosa
Melhor álbum latino de rock, urbano ou alternativa
“Treinta Días” – La Santa Cecilia
Melhor álbum latino tropical
“Pacific Mambo Orchestra” – Pacific Mambo Orchestra
Melhor álbum de bluegrass
“The Streets of Baltimore” – Del McCoury Band
Melhor álbum de blues
“Get Up!” – Ben Harper com Charlie Musselwhite
Melhor álbum de folk
“My Favorite Picture of You” – Guy Clark
Melhor canção de rap
“Thrift Shop” – Compositores: Ben Haggerty & Ryan Lewis, (Macklemore & Ryan Lewis)
Melhor álbum de rap
“The Heist” – Macklemore & Ryan Lewis
Melhor performance solo country
“Wagon Wheel” – Darius Rucker
Melhor performance country em duo ou grupo
“From This Valley” – The Civil Wars
Melhor canção country
“Merry Go ‘Round” – Compositores: Shane McAnally, Kacey Musgraves & Josh Osborne (Kacey Musgraves)
Melhor álbum de reggae
“Ziggy Marley in Concert” – Ziggy Marley
Melhor álbum de world music
Empate:
“Savor Flamenco” – Gispsy Kings
“Live: Singing For Peace Around The World” – Ladysmith Black Mambazo
Melhor álbum de new age
“Love’s River” – Laura Sullivan
Melhor álbum improvisado de jazz
“Orbits” – Wayne Shorter
Melhor álbum vocal de jazz
“Liquid Spirit” – Gregory Porter
Melhor álbum de jazz instrumental
“Money Jungle: Provocative In Blue” – Terri Lyne Carrington
Melhor álbum conjunto de jazz
“Night In Calisia” – Randy Brecker, Wlodek Pawlik Trio & Kalisz Philharmonic
Melhor álbum latino de jazz
“Song For Maura” – Paquito D’Rivera And Trio Corrente
Melhor DVD de música
“Live Kisses” – Paul McCartney
Melhor trilha sonora para cinema
“007 – Operação Skyfall” – Thomas Newman
Melhor canção escrita para mídia visual
“Skyfall” – Adele, para “Skyfall”
Melhor engenharia de som de álbum não-clássico
“Random Access Memories” – Daft Punk
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