LAGO DA BRABÂNCIA DEVERIA SER APENAS ORNAMENTAL

A polêmica da contaminação do Lago Bertha Bannwart e dos peixes ali colocados pela Prefeitura serviu para que a opinião pública tomasse conhecimento da realidade dos fatos. A Cetesb e a Sabesp emitiram laudos que confirmam a presença de coliformes fecais em quantidade razoável, permitindo a balneabilidade, enquanto a UNESP, por meio do SOAP (Serviço de Orientação a Alimentação Pública), informa que a água tem coliformes em quantidade exagerada e os peixes (pacu e tilápia)estão contaminados por coliformes e salmonela.
Outro fato que ficou bem definido foi a existência de uma tubulação na Rua Alan Kardec que drena para o fundo do lago toda sujeira e água de chuva proveniente das ruas próximas do bairro. Essa tubulação é responsabilidade da Prefeitura e não da Sabesp; esta, por sua vez, monitora duas vezes por dia a qualidade da água para constatar se há vazamento apenas da rede de esgoto e das elevatórias contíguas ao lago.
Dessa maneira, eu pergunto: você comeria um peixe pescado nessas condições? O Prefeito e o Vereador patrono da festa degustariam o pacu e a tilápia ali pescados? Eu certamente evitaria esse prato.
A decisão está na mesa do Prefeito: para evitar riscos à saúde do avareense, o lago da Brabância deveria voltar a ser apenas ornamental.

Ernesto Albuquerque

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: