PELE E FOTOPROTEÇÃO
CUIDADOS COM A PELE: FOTOPROTEÇÃO
Os fotoprotetores são substâncias destinadas a proteger a pele das radiações ultravioletas vindas do sol.
A fotoproteção é muito importante para prevenir vários problemas de pele que estão relacionados à exposição solar, tais como manchas, rugas, ressecamento, lesões pré-cancerosas e, até mesmo, o câncer da pele.
Algumas pessoas pensam que estar bronzeado é sinal de saúde. Na verdade o bronzeado é sinal de agressão à pele. Num esforço para aumentar a proteção da pele contra os efeitos lesivos da radiação solar, as células produzem mais melanina e, conseqüentemente, há escurecimento da pele. Ao mesmo tempo em que o bronzeado se desenvolve, já ocorreu dano permanente nas células que, posteriormente, poderá se manifestar sob a forma de rugas, manchas, queratoses actínicas (“casquinhas”) e câncer da pele.
O fotoprotetor ideal deve ter fator de proteção solar (FPS) de no mínimo 15, deve ser de amplo espectro, ou seja, deve absorver ou bloquear as duas formas de radiação ultravioleta mais lesivas para a pele que são o ultravioleta A e o ultravioleta B.
O fotoprotetor deve ser aplicado na pele pelo menos 20 a 30 minutos antes da exposição solar, em todas as áreas expostas. Podem ser utilizados fotoprotetores em bastão para as áreas mais sensíveis como os lábios. Devem ser reaplicados a cada 2 horas de exposição (no caso dos fotoprotetores com FPS 30) e após imersão na água. Não devemos esquecer de que a fotoproteção deve ser feita mesmo nos dias nublados pois, apesar de o sol estar encoberto, aproximadamente 80% das radiações ultravioletas atingem a superfície da Terra.
Fonte: www.carlaalbuquerque.com.br
Deixe uma resposta